segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Médico veterinário é detido por maus tratos a animais em Curitiba


O médico veterinário Dirceu Gomes, 57 anos, foi detido na tarde de ontem na casa, suspeito de maus-tratos a animais. Na residência, investigadores da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreenderam mais de 20 pássaros silvestres,  cerca de 10 pombos, 15 gatos, um cachorro e uma tartaruga.

Toda a ação foi acompanhada pela Sociedade Protetora dos Animais, que ficou responsável pelos bichos (os animais silvestres foram para o CETAS -PUCPR) O delegado Wallace Brito disse que os policiais ficaram surpresos com o que encontraram. "Quando ele abriu a porta para nos receber já fomos surpreendidos pelo mau cheiro. Pior era a forma como cuidava dos animais. Na verdade, ele usava a carteira de veterinário para colecionar os bichos, uma espécie de compulsividade", explicou.
Dirceu disse que cuidava dos animais e recolhia bichos feridos na rua, mas não foi bem isso que a polícia constatou. A casa de madeira é dividida em sete cômodos. Um dos quartos ele usava para dormir, o outro era exclusivo para os gatos, a maioria doente. A ração era servida no chão, em folhas de jornal.No outro quarto escuro, de aproximadamente 15 metros quadrados, ele guardava os pássaros. Todas as gaiolas estavam amontoadas e ele nunca colocava as aves para fora. Os pombos ficavam soltos. A polícia encontrou pelo menos quatro pássaros mortos no meio das gaiolas. O cachorro era o único animal que ficava fora da casa.
Percebemos que ele também precisa de ajuda. “Dirceu foi indiciado em inquérito policial e, depois de assinar termo circunstanciado, foi liberado”, explicou o delegado.

Os colecionadores devem ser tratados como doentes compulsivos: mas os animais não podem pagar esta conta.  Assim: há que se tratar, mas há que se apurar e que se acompanhar o caso de perto!
Retira-e estes animais hoje, amanhã outros estarão no seu lugar.
Estamos contanto que o Conselho Regional de Medicina Veterinária também tome providências quanto ao registro deste profissional.


http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/552416/noticia=veterinario=detido=acusado=de=ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário