terça-feira, 27 de setembro de 2011

Celebrando a Primavera com beleza e harmonia

O Projeto Verde Rosa São Francisco, encerrando seu ciclo de 6 meses, tendo iniciado suas atividades no dia 26 de março de 2011, cumpre seu giro no dia 24 de setembro de 2011, recebendo a Primavera com alegria, harmonia e beleza.

Com guarda-chuvas em punho, pois a primavera chuvosa prometia, fizemos nossa trilha interpretativa, observando interessantes dados da arquitetura da cidade, travando diálogos de narrativas de memória e da história da cidade.

O encontro se deu no Relógio das Flores, no Largo da Ordem, e a caminhada se fez pelas Ruas Trajano Reis e Duque de Caxias, rumo ao norte, em direção ao Bom Retiro.

Visitamos as árvores plantadas no Clube Concórdia no mês de junho, que estão crescidas e saudáveis. Também reverenciamos os lindos Pinheiros Chineses imunes de cortes que vivem ali.

O caminho apresentou muitas surpresas e gerou muita comoção e alegria: uma cadelinha de três patas nos ensinando que a vida pode ser boa, mesmo que nos falte uma parte. Encontramos também uma grande família de galinhos e galinhas garnizés, que fizeram a alegria pela surpresa.

Alguns marcos interessantes da paisagem urbana: intervenções em grafite e estêncil, elementos da arquitetura de muitos tempos, bosques urbanos que poucos conhecem.



Pelo caminho, a vizinhança receptiva faz questão de apresentar sua casa: “Esta casa foi construída em 1926, mas esta porta, é de 1927. É de embuia e ferro. Serviu como entrada para um estábulo, onde se guardava uma carroça...aqui, já foi cenário de filme: “A Sociedade” e estas plantas que estão nas paredes, são raras e vieram de muito longe...” e assim vai.

Todos ouvem com carinho e perguntam com curiosidade.

Em sua casa, nos espera Gisa. Fomos surpreendidos pelos velhíssimos Pinheiros e magestoso Cedro: centenários !

Ali cantamos, dançamos, plantamos e ouvimos a deliciosa narrativa do Mito de Eleusis, quando pudemos entender, na compreensão da Mitologia Grega, o vai e vem das estações do ano e o despontar da Primavera.

Obrigada a todos que participaram, em meio à companhia das árvores, dos pássaros e de todos os seres viventes.

Karin Birkholz, da Pense Bicho, aponta para a necessidade de respeitarmos todos os seres.

Obrigada a todos que fizeram possível convivência: Gisele Sarmento, Ana Paula Jacomel, Cibele Santos.

Contamos com a direção musical da Anete, com a ajuda da Educadora Ambiental Isabel, com o registro fotográfico do Oscar, com o violino da Julia, com a visita do José e Dragana da Rede de Desenvolvimento Local – SESI, com a nossa estagiária Prisciane, com os amigos e amigas do Projeto e de moradores do Bairro São Francisco.

Esperamos com esta experiência ter contribuído para o crescimento de todos e forma a nos tornarmos melhores e podermos, preservar o meio ambiente em que vivemos e interferir com nossas ações como cidadãos.

Este blog continuará a publicar dados de suas pesquisas sobre o Bairro São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário