quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Criminalização do uso de pele em evento de moda: vamos aprovar este PL Federal !


A Comissão da Câmara Federal aprovou o projeto que criminaliza uso de pele animal em evento de moda. Este projeto  é do deputado Welinton Prato, do PT – Minas Gerais e torna crime uso de peles de animais silvestres, nativos ou exóticos, domésticos e domesticados, em eventos de moda no território brasileiro. O projeto acrescenta artigo à Lei 9605/98, dos Crimes Ambientais e prevê reclusão de um a três anos e multa.

Segundo o deputado, essa prática também contraria os princípios de sustentabilidade ambiental, de conservação da diversidade biológica e de proteção aos direitos dos animais.


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o parecer do relator na forma de substitutivo que faz ajustes na redação original do projeto.
Nós, consumidores, não só temos que rejeitar e recusar este tipo de evento, que é tanto ou mais cruel que o uso de animais em circos. Precisamos refletir: Quantas vidas são necessárias para fazer um casaco ?
Pense nisso! Somos nós que podemos mudar a cultura. E como consumidores, podemos fazer toda a diferença, rejeitando produtos que trazem consigo a dor e a vida de muitos seres. Abaixo o uso de peles de animais em qualquer tipo de finalidade ! Sofás, dos assentos de carros, das bolsas, das calçados!
A proposta ainda será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)CCJ e pelo Plenário. Então a manifestação da população é importante: Mande um email para:
0800@camara.gov.br (eles repassam para os Deputados Federais e para às Comissões) ou no Fale Conosco da Câmara dos Deputados : http://www2.camara.gov.br/participe/fale-conosco
 Sugestão de texto:
Pela aprovação do PL 684 / 11 do Deputado Weliton Prado ( PT- MG).
Que torna crime o uso de peles de animais silvestres nativos ou exóticos, domésticos ou domesticados, em eventos de moda no Brasil, pois estimula a produção em cativeiro e conseqüentemente práticas cruéis, penalizando com reclusão de 1 a 3 anos e multa .
“Diz nos autos do PL:” a criminalização do uso de pele de animais nas passarelas é uma forma de coibir o comércio do produto.”Neste sentido, vamos avançando devagarzinho. Mas vamos!
O relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), apresentou parecer favorável. “Sabemos que a indústria da moda exerce grande influência sobre os costumes sociais. O uso de peles em eventos de moda no Brasil certamente estimula a produção de animais em cativeiro e, conseqüentemente, as práticas cruéis.” Afirma que embora a Constituição Federal e a Lei de Crimes Ambientais já prevejam punição às práticas de maus-tratos aos animais, a indústria da moda continua a fazer uso de peles em desrespeito às disposições legais. “Peles animais têm sido apresentadas nas passarelas brasileiras, inclusive nas coleções do inverno 2011, chegando ao vestuário cotidiano.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário