quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Verde Rosa e Escola Dona Carola comemoram o dia da árvore

Muito mais que um plantio de árvores, a comemoração do dia 21 de setembro com os alunos da 8a. série da Escola Estadual Dona Carola, situada no Bairro São Francisco, Curitiba, se revestiu de momentos de alegria e de reverência às nossas companheiras de planeta: as árvores.
Alguns minutos foram bem aproveitados, para que explicássemos a importância das árvores nas nossas vidas e a importância de respeitar as árvores, que têm o valor próprio de suas vidas.
Nossa programação incluia uma visita à Pitangueira - Eugenia Uniflora, que vive na Rua Emilio de Meneses, bem próxima à Escola Dona Carola, e que está listada entre as ávores imunes de corte, pelo Decreto  de Curitiba 1181/2009. Este Decreto lista 51 árvores.
Com muito interesse, todos ouviram atentamente as explicações sobre a importância de termos um Decreto que protege a vida  e a necessidade que temos de manter estas árvores centenárias.
Estas árvores que estão protegidas pelo Decreto, assim o são por razões diversas: seja pela sua localização, valor histórico-cultural, porte, raridade ou beleza.
Esta Pitangueira está protegida por valor histórico: sob seus galhos de mais de cem anos, Monsenhor Celso, um Padre que viveu de 1849 a 1829, tendo passado seus últimos 30 anos de vida em Curitiba, pregava para muitos fiéis, que viam nas palavras daquele vigário, ensinamentos de um sábio.
Muitas histórias se conta, entre elas, que este Padre nunca aceitou qualquer cargo importante que se lhe oferecia: queria estar sempre entre os pobres e humildes. Bonito, né ?
Bem, fora isto, a Pitangueira é maravilhosa, cercada de Clívias, orquídeas Olho de Boneca e de arbustos de Camarão, que os beija-fores adoram !
Neste dia em que lá estivemos a passarada estava em festa, pois árvore está  carregada de flores, emitindo um suave cheirinho de mel.
Em seguida, plantio: todos carregando ferramentas, regadores, adubo orgânico e as mudas.
Fora escolhidas para o plantio: uma Jaboticabeira, uma Esponja de Garrafa e...uma Pitangueira !
Todos queriam plantar um pouquinho: contamos com a energia dos meninos e a disposição das meninas, que não acharam nada mal colocar a mãozinha no cocô de cavalo, que era nosso adubo, preparado pela Karin, do Pense Bicho.
O local escolhido para plantio foi o Largo Dr. Ernani Pereira, que também fica ao lado da Escola.
Anete, do SOSBICHO, acompanhou tudo, fotografou e ainda deu suas orientações sobre plantio.
Tudo plantado, seguindo as orientações que repassamos, pois nós também aprendemos um dia, foi tudo fotografado e registrado para o futuro de todos.
Contribuimos assim para o Projeto ENO TREE Day, ao qual a Escola Dona Carola é filiada (http://www.enotreeday.net/), que tem como meta o plantio de 100 milhões de árvores até o ano de 2017, no mundo todo.
Obrigada Professor Wagner por nos dar esta oportunidade !

Ao final, ganhamos beijinhos de agradecimentos !
Grande dia !

Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental
Coordenadora do Projeto Verde Rosa São Francisco

Um comentário:

  1. SAUDADEEEEESSSSSSSSSS DESSA ESCOLAAAAAAA AMELHORES MOMENTOOS PASSEII AMOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir