quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paranaenses se articulam para que o estado adote uma nova lei de proteção aos animais de rua

Valterci Santos/Gazeta do Povo

Assim como este cãozinho, no Centro de Controle de Zoonoses de Curitiba há outros cães que aguardam um lar. A adoção pode ser feita gratuitamente

legislação

Sem casa e dono, mas com direitos

Paranaenses se articulam para que o estado adote uma nova lei de proteção aos animais de rua

http://www.gazetadopovo.com.br/animal/conteudo.phtml?id=930162

3Publicado em 03/10/2009
Franco Caldas Fuchs, especial para a Gazeta Fale conoscoComunicar errosRSSImprimirEnviar por emailReceba notícias pelo celularReceba boletinsAumentar letraDiminuir letraO fim do extermínio de bi­­chos saudáveis nos Cen­­tros de Controle de Zoo­­noses (CCZs) e a proteção ao “cão comunitário” (que não tem dono, mas possui laços com moradores de uma região) são as principais medidas estabelecidas por leis ambientais sancionadas em São Paulo (em 2008) e no Rio Grande do Sul (2009). Diante de tais conquistas jurídicas, um grupo de pessoas agora se mobiliza para trazer uma legislação semelhante ao Paraná.

Em Maringá, o publicitário Flávio Mantovani promove um abaixo-assinado virtual a favor da causa. No blog “eugostodecachorro”, mais de 200 pessoas já assinalaram seu apoio. Segundo o publicitário, há muitos cães recolhidos pelos CCZs que são saudáveis e mesmo assim são sacrificados, sob a alegação de que não há espaço nem condições de abrigá-los por muito tempo. “Se tivéssemos uma nova lei, os cães recolhidos só poderiam ser mortos se estivessem sofrendo muito”. Mas para evitar uma provável superlotação dos CCZs, ele lembra que seria preciso ampliar os canis públicos e criar campanhas em prol da esterilização e da adoção dos animais.

_______________________________________________________________________

Ressalva à notícia da Gazeta do Povo: a presidiente do Movimento SOSBICHO é Tosca Zamboni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário