segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Projeto Verde Rosa São Francisco: avaliando e projetando o futuro


No ano de 2011, de março a setembro, nós do SOSBICHO, desenvolvemos com a organização Pense Bicho uma projeto de educação ambiental no Barrro São Francisco, Curitiba.
Nossa proposta inicial era atrair os moradores, trabalhadores e frequentadores do São Francisco para o desenvolvimento de uma ação e reconhecimento do espaço, para levantar problemas e soluções e incentivar os participantes a iniciativas de cidadania ambiental.
Promovemos 6 encontros com caminhadas, plantios de árvores, programação artística de canto, dança e música instrumental, visitas a museus, reconhecimento do patrimônio arquitetônico, resgate de histórias e estórias. Visitas às árvores imunes de corte, reconhecimento e levantamento da fauna e da flora.
Estabelecemos contatos e relações fundamentais dentro do nosso Bairro. E fora dele, porque, para nossa surpresa, tivemos 250 participações durante os meses deste primeiro ciclo do Verde Rosa, que contou com participantes de toda a cidade ! Na realidade, a curiosidade sobre o que estávamos fazendo fêz com que muitos viessem conhecer nosso bairro e nos conhecer.
Além destes encontros, fizemos um bom trabalho com os alunos da Escola Estadual Dona Crola e ainda fizemos a compensação dos impactos ambienais provocados pelo Primeiro Congresso Brasileiro de Bioética e Direitos dos Animais, realizado no mês de setembro, plantando 1 árvore a cada 10 participantes do evento.
Cada encontro nosso buscou valorizar uma identidade dentro da Comunidade, um nicho ou um tipo de ação.
Muitos vieram e participaram mais de uma vez.
E podemos dizer que, para nós que fizemos a coordenação e gestão do projeto, o Verde Rosa se fixou como uma tatuagem em nossa história de pessoas e de organização.
Nosso agradecimento a todos os que acreditaram na gente e vieram !
Contamos que nosso encontros possam ficar na lembrança de todos e de cada um. Que tenhamos provocado no mínimo um desejo de quero mais !
Para este ano que se inicia, estamos buscando a instalação e uma academia ao ar livre no São Francisco, para que possamos fazer de nossas pracinhas verdadeiros pontos de encontro.
Que nosso olhares possam estar sensíveis a todos os seres que habitam este pequeno e tão diversificado espaço de nossa cidade, onde vivemos com tantos pássaros, cães, gatos e com alguma harmonia.
Que sejamos capazes de cuidar de nossas árvores, e nossos arbustos, de nossas flores, pracinhas, quintais e jardins, buscando preservá-los para que sejam receptáculos de vida.
Que nosso corações se abram para nossa vizinhança, pelos passantes, pelos desabrigados.
Contamos com todos em nossas novas ações e que as cores Verde e Rosa, escolhidas para denominar nosso projeto, como símbolos da esperança, de meio ambiente equilibrado, de amor, de harmonia, de respeito pela diversidade, pelas nossas diferenças, sejam nossa bandeira.
Um bom 2012 para todos !

Equipe do Movimento SOSBICHO
Projeto Verde Rosa São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário