quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DECEPÇÃO: CÂMARA DE VEREADORES DE CURITIBA SUBSERVIENTE AO EXECUTIVO MUNICIPAL


Ontem, 28 de fevereiro pudemos confirmar o que já prevíamos: o Legislativo de Curitiba se submete aos desejos do executivo mantendo o veto do Prefeito à Emenda ao artigo 8º do PL 197/2011 que disciplina o comércio de animais em Curitiba.

A proposta de determinar idade mínima para a comercialização, bem como a de comercializar apenas animais esterilizados contidas na Emenda, vinha de encontro aos anseios de amplo segmento da população de Curitiba: o de viver em uma cidade que adota políticas públicas de proteção aos animais, que controla sua população de animais e que estabelece mecanismos para evitar o abandono e os maus tratos.
Mais uma vez confirmamos o que já sabíamos: o executivo municipal se recusa em avançar, contrariando a sociedade que já entendeu a necessidade de políticas adequadas para a população de animais que conosco convive no meio urbano.

O que mais incomoda a nós é que atendendo apenas interesse de pequenos grupos (criadores e comerciantes, bem como parte da categoria dos veterinários), a cidade perde a oportunidade de controlar a “fábrica do abandono” contendo o despejo de animais em nosso meio. Mais do que isto, pune a sociedade que de forma organizada ou não faz o papel do poder público de controlar a população de animais através do resgate, tratamento, vacinação, esterilização e adoção. Claro que tudo isto a expensas do próprio bolso. Pune a sociedade civil organizada ao vetar a emenda ao artigo 8º que trata do comércio e mantém o 11º que determina a obrigação de esterilização e chipagem de animais doados, estabelecendo assim privilégios para quem aufere lucros com a venda dos animais. Privilegia o particular em detrimento da causa pública.

Vamos continuar pagando a conta pela ausência de políticas públicas, pelo autoritarismo do poder público e pela sujeição do legislativo ao executivo. E para os animais, mais uma vez a imposição do sofrimento, do abandono, dos maus tratos, do descaso, da falta de respeito à sua dignidade e sua condição de ser vivente com direitos.
ESTE ANO TEM ELEIÇÕES: VAMOS MUDAR A HISTÓRIA DE CURITIBA!!!



Sendo a voz dos animais, vamos eleger quem tem compromisso com o público, quem respeita a vida, seja ela qual for: a do cidadão e cidadã e a dos animais que conosco partilham este espaço de vida, nossa Curitiba.

Movimento SOSBICHO de Proteção Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário