terça-feira, 3 de abril de 2012

Jornal da Massa pisa na bola: hospital público para animais

Esta foi a mensagem encaminhada ao Jornal da Massa do dia 02.04.2012 - quando trata de forma desrespeitosa os animais, a iniciativa de vereador de Curitiba e instiga a população a matar animais feios. Que feio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




O Movimento SOSBICHO e Proteção Animal, organização da sociedade civil de defesa do meio ambiente, dos direitos dos animais  e de educação ambiental, vem repudiar a forma desrespeitosa como o tema "hospital público para animais" foi tratado em seu programa Jornal da Massa de 02 de abril de 2012.


Infelizmente a opinião dos jornalistas e comentaristas vem demonstrar o desconhecimento e o preconceito que estes profissionais alimentam para com os demais seres com os quais compartilhamos a vida nesta Cidade.

Primeiramente é necessário esclarecer que tratar dos animais não humanos é também tratar da saúde humana, pois muitas doenças poderiam ser evitadas se os animais recebessem vacinação, medicamentos e tratamentos para doenças que são transmissíveis a humanos. Sem contar que, se temos um programa público de castração de animais, controlamos a população e evitamos o abandono, os maus tratos, as mordeduras e todos os inconvenientes do excesso de população.

Em seguida, é necessário esclarecer que as verbas para os programas públicos para os animais não saem de orçamentos dirigidos a políticas para humanos: há destaques especiais no Ministério da Saúde e do Meio Ambiente, seja para zoonoses, seja para o trato e preservação de espécies animais e do meio ambiente.

Incorre em afronta à lei o repórter que diz que se deve sacrificar animais feios: a Lei Federal 9.605/1998, Lei dos Crimes Ambientais, prevê penas de prisão a quem matratar animais ou levá-los à morte. Animais só podem ser mortos por eutanásia, quando a saúde do animal assim o exigir, de forma que uma representação criminal pode ser feita contra o referido repórter, que ainda tem o gravante de se dirigir à população instigando ato criminoso.

O mal atendimento de saúde a humanos é mais uma forma de demonstrar que os recursos públicos nem sempre são bem aplicados: os seres humanos devem cobrar sim um atendimento digno ao qual merecem, da mesma forma que os não-humanos. Só que os não-humanos precisam que nós humanos os defendamos, pois eles não sabem falar.

De forma também desrespeitosa é tratado o vereador Jair Cézar, que historicamente defende os animais. Com certeza ele não se incomoda de ser chamado de animal, conforme faz a repórter, pois ele respeita e admira muito mais os animais que alguns seres humanos. No entanto, a forma como a repórter faz, preconceituosa e ofensiva, não é bem aceita pela população de Curitiba, que cada dia mais aprende a respeitar os animais e reconhecer os bons políticos.

Assim, aí vai nossa reprovação: nota zero para a produção e apresentadores deste jornal.

Esperamos que este canal de televisão abra espaço para esclarecer este mal entendido e para que a sociedade civil e os legisladores venham a defender seus pleitos de forma democrática e ética e a população possa ser devidamente esclarecida.



Movimento SOSBICHO de Proteção Animal

movimentososbicho.blogspot.com

movimentososbicho@gmail.com

Link do vídeo é o segundo que aparece. http://www.redemassa.com.br/programas/TVIGUACU/JM/jornal_da_massa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário