sexta-feira, 20 de abril de 2012

PROGRAMA COMPLETO DE ATIVIDADES: 1o. Fórum Permanente Pró Meio Ambiente: uma exortação à ecologia espiritual

De 27 a abril a 1o. de maio:  CURITIBA É RIO + 20

>Atenção: entrada franca mediante reserva de vaga http://www.amorc.org.br/ecologiaEspiritual


>DIA 27


>20h – Abertura


>20h25 – Palestra: Ecologia Espiritual.

>Christian Bernard – Presidente Mundial (Imperator) da AMORC


>21h – Alocução das autoridades:


>Dr. Ozeil Moura dos Santos– Cônsul Geral do Senegal para os Estados do Paraná e Santa Catarina.


>Jorge Callado Afonso- Superintendente do Ibama do Estado do PR.


>Leny Mary Goes Toniolo– Assessora da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente, representando a Secretária Marilza Dias.


>Nei Leprevost– Deputado Estadual pelo PSD.


>Fernando Mauro Trezza- Presidente da Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo, Acesp.


>Prof. Wilson Picler– Presidente do Grupo Educacional Uninter.


>Christian Bernard– Presidente Mundial (Imperator) da AMORC


>9h – Palestra:“Apelo à Vida: a Hora e a Vez da Ecologia Profunda”.



>Rosseau Leão Castello- Engenheiro, ambientalista e Conselheiro do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas(Ibase), fundado pelo Sociólogo Herbert de Sousa, “Betinho”.

>10h05– Palestra: “Educação Social no Setor de Saneamento”.
>Arion Garcia da Silva– Gerente de Educação Ambiental da Sanepar.


>11h20– Vivência: “Ecologia Interior”.


>Elias Nemir– Gerente Rosacruz da Grande Loja de Língua Portuguesa da AMORC



>14h– Palestra: “Desafios e Perspectivas para o Século XXI - Em Busca da Cidadania Planetária”.



>Liana Márcia Justen- Pedagoga e Consultora em Educação, Meio Ambiente e Promoção Humana, com Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade de Valência, Espanha.


>15h15min– Palestra: “Código de Águas – Conscientização” .



>Rubens Correa– Advogado, professor universitário, ex-reitor das Faculdades Integradas Espírita, fundador e Presidente do Instituto Paranaense de Estudos Superiores, com foco em Direito Ambiental.



>16h35min - Palestra: “Projeto Amiriba - Recuperação da Sub-Bacia do Rio Bacacheri”.



>Luiz Tadeu Seidel– Psicólogo, presidente da Associação dos Moradores do Bacacheri (Assolar) e líder do movimento Amigos do Rio Bacacheri (Amiriba)

>DIA 29
>9h – Palestra: “A Questão Indígena e o Meio-Ambiente”.


>Ubirajara Zoccoli– Sociólogo, Pedagogo e Mestre em Ciências. Professor de Antropologia na Uniandrade. Trabalha com as comunidades indígenas do Paraná e na Prefeitura Municipal de Curitiba junto à Fundação de Ação Social.



>* Participação Especial dos Índios da etnia Fulni-ô.

>10h05– Palestra: "Sustentabilidade ao Nosso Alcance".


>Paulo Vodianitskaia- Profissional atuante em sustentabilidade, com participação na Rio+10, em Johannesburgo. Professor de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade em cursos de MBA e Especialização. Atua na network mundial da primeira ONG de sustentabilidade do mundo, The Natural Step (TNS). Participa do Comitê Especial Rio+20 da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade - ABRAPS.


>11h20– Palestra: “A Juventude Paranaense e a Rio+20”.




>Diego Baptista – Professor de Relações Internacionais e Coordenador da ONG Sociedade Global.


>Participação de Ronie Lobato – União Paranaense de Estudantes – UPE, Estephanni Miranda – Faculdade Internacional de Curitiba, Lucia Messias – Consultora Ambiental FESP-PR e Prissilla Hein – Técnica em Meio Ambiente.



>14h– Palestra: "Meio Ambiente e Natureza - Conceitos Básicos e a Rio + 20".

>Laura Jesus de Moura e Costa- Mestrado em Contaminação Ambiental pela Universidade Politécnica de Madrid e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Coordenadora Geral do CEDEA - Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental, de Curitiba. Secretária de Defesa do Meio Ambiente da CTB-PR. Integra a equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da SEMA.


>15h15min– Palestra: “A Mudança de Sentido, o Sentido da Mudança”.
>Patrício Duprat- Diretor da Unipaz no Paraná e Tutor do Programa de Implantação de Novas Unidades. Palestrante do “Climate Project”, ONG internacional do ex-vice-presidente americano Al Gore. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas e do Movimento “Guerreiros do Coração”


>16h20min - Intervalo


>16h35min- Palestra: “Assepsia e Devoração da Morte na Publicidade da Indústria Alimentícia de Derivados Animais”.


>Aida Franco de Lima – Doutoranda e Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; Especialista em Educação Patrimonial e Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais; Graduada em Jornalismo. Ambientalista.


>17h40 min.– Encerramento das atividades do dia.


>DIA 30


>9h – Palestra: "Os Animais e a Rio+20 - uma Abordagem Biocêntrica".>


>Rosana Vicente Gnipper– Psicóloga e Ativista de Direitos Ambientais. Coordenadora da Associação Ambientalista Ecoforça. Foi presidente da ONG “Movimento SOS Bicho de Proteção Animal”. Fundadora do Fórum de Defesa dos Direito dos Animais de Curitiba e Região Metroplitana – FDDA. Participante ativa dos debates sobre a Rio+20.


>10h05– Palestra: “Ecologia Profunda”.

>Reginaldo Hiraoka – Parapsicólogo, especialista em Educação, Valores Humanos, graduando em Filosofia. Coordenador e professor titular nos Cursos de Parapsicologia e Especialização em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia das Faculdades Integradas Espírita (FIES).



>11h20– Palestra:“Gaia e os Desequilíbrios Biopsicosociais e Ecológicos”.


>Clóris AdrianaRojo - Pesquisadora, escritora e conferencista internacional. Realizou dezenas de viagens por vários países ministrando palestras e vivências sobre qualidade de vida e valores da alma. Desenvolveu um trabalho especial com mais de mil pessoas na Amazônia, focando a conscientização eco-ambiental.
>Alejandro Denegri- Professor de Antropologia e palestrante internacional. Desenvolve estudos arqueológicos, antropológicos e psicológicos voltados ao conhecimento integral dos seres humanos. Coordenou dezenas de eventos em vários países voltados a temática científico-espiritualista.


>14h- Palestra: “A Estética da Destruição da Natureza – o papel da Educação no Combate à Visão Fatalista Da História”.

>Marcos Kusnick – Licenciado em História, Mestre em Educação.


>15h15min– Palestra: “SOS” Planeta Terra: Emergência...ou Urgência Planetária?”.



>Gilnei Fróes- Escritor técnico-científico e Ecólogo. Médico-veterinário, Pós-Graduado em Gestão Ambiental.Em 1990 foi indicado ao "The Rolex Awards”(Genebra) e ao "The Global 500 Awards"(ONU/Kenya). Autor do livro "Dossiê da Amazônia". Autordo Projeto “SOS" Planeta Terra.(1° Premio do "I Latino Ambiental Awards"). Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global"


>16h35min - Palestra: “Marketing Ambiental”.


>Tania Mara Kamienski – Graduada em Comunicação Social - Jornalismo – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fundadora da TMK Ambiental, especializada em Eventos, Produtos e Assessoria de Comunicação e Marketing Ambientais. Pós-Graduada em Desenvolvimento Local Sustentável pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) - 2010. Pós-graduada em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná.

>DIA 01


>9h – Palestra: “Gestão socioambiental no Brasil, uma discussão temática das principais ações ambientais dos últimos 50 anos e a permanente participação do Brasil nas discussões mundiais com a temática socioambiental. Evolução e Retrocessos”.



>Rodrigo Berté - Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação Ambiental pela FUBRA, Especialização em Clonagem Vegetal pela PUC-PR, Especialização do Programa de Aperfeiçoamento em Ciências pela CAPES-MEC e UNIDERP - MS, Especialista em Assentamentos Urbanos e Rurais pelo Ministério das Cidades e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Pós-Doutorando em Ciência e Tecnologia Marinha pela Universidade de Léon - UE.


>10h10 - Palestra: “O Uso de Tecnologias, Acessibilidade e Inclusão para Educação Socioambiental e Saúde.



>Renato Soares Marin – Graduado em Licenciatura em Ciências - PUC-Pr. Bacharel em Biologia – PUC-Pr. Especialização em Tecnologias Educacionais – PUC-Pr. Gestão de IES – Tuiuti. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado da Educação do Paraná –SEED.

>11h - Apresentação da carta Curitiba É Rio +20 que será encaminhada à Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 do Senado Federal. Apresentação do Projeto “Festival Mundial das Águas”.
>Rafael Cury– Publicitário. Diretor do Instituto Galileo Galilei – IGG, ativista ambiental, idealizador do I Fórum Permanente Pró-Meio-Ambiente. Editor da Revista Consciência Política. Conferencista e Organizador de mais de duas mil atividades no campo científico-espiritualista e de conscientização ecológica e política.
 
Atenção: entrada franca mediante reserva de vaga http://www.amorc.org.br/ecologiaEspiritual






Enviado por Isabel Christina Carrilho, equipe Movimento SOSBICHO, membro do Fórum da Agenda 21 Paraná e do GT Rio + 20.

Um comentário:

  1. Penso que a população precisa ter mais oportunidade de participar na construção de um olhar que integre o meio ambiente e a espiritualidade.
    "Da semente do meio ambiente à reflexão da espiritualidade podemos encontrar um ponto de equilíbrio". Luiz Tadeu Seidel Bernardina

    ResponderExcluir