segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rio + 20 : Programação


Confira o que vai acontecer em junho na cidade palco do encontro mundial sobre desenvolvimento sustentável

Em junho, o Rio de Janeiro receberá a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Além do evento oficial – que não será aberto a todas as pessoas – organizações da sociedade civil preparam atividades culturais, conferências, manifestações e encontros paralelos. Confira o que a cidade receberá por todo o mês e prepare a sua agenda


Eventos oficiais:


3ª Reunião do Comitê Preparatório

Descrição: Em mais uma rodada de reunião, os representantes dos países negociarão junto à ONU os documentos que serão apresentados na Conferência com as metas e resoluções. Também serão definidos os eventos que acontecerão durante os dias 16 e 19, chamados “Diálogos para o desenvolvimento sustentável”.

Quando: 13 a 15 de junho

Onde: Centro de Convenções Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Como participar: O evento só é acessível para membros de organizações credenciadas com a ONU ou de delegações de governos.


Diálogos para o desenvolvimento sustentável *

Descrição: Dez temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável serão abordados com dez conferencistas em plenárias. Entre eles estão: erradicação da pobreza; respostas à crise financeira; desemprego, trabalho decente e migrações; florestas e segurança alimentar e nutricional.

Quando: 16 a 19 de junho

Onde: Centro de Convenções Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Como participar: Apenas convidados da Conferência poderão participar presencialmente.


Segmento de Alto nível da Conferência

Descrição: Reunião oficial entre os chefes e representantes de Estado e de Governo presentes na Rio+20. Documentos e resoluções serão debatidos e as decisões serão finalizadas.

Quando: 20 a 22 de junho

Onde: Centro de Convenções Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Como participar: O evento só é acessível para membros de organizações credenciadas com a ONU ou de delegações de governos.


--------------------------------------------------------------------------------



Eventos não-oficiais


Congresso Virtual Internacional – Reflexões para Rio + 20 – Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da Agricultura Familiar

Descrição: O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA), promoverá uma série de conferências com vídeos e discussões em fóruns. Os temas são desenvolvimento rural sustentável, recursos naturais e soberania alimentar e produção e consumo sustentável. Entre os conferencistas estão Tania Bacelar, professora da Universidade Federal de Pernambuco, que falará sobre inclusão socioprodutiva, e Eduardo Trigo, consultor internacional especialista em biotecnologia e inovação agrícola.

Quando: de 9 a 30 de abril

Onde: no site congressorio20.org.br

Fórum de Sustentabilidade Empresarial Rio+20: inovação e colaboração para o futuro que queremos

Descrição: A iniciativa é da ONU e da Global Compact Local Network Brazil e tem como objetivo fortalecer a contribuição empresarial no desenvolvimento sustentável e estimular a colaboração entre empresas, governo, sociedade civil e a ONU. Durante os quatro dias serão realizadas sessões temáticas e plenárias que contarão com as melhores práticas e discussões sobre inovação sustentável.

Quando: 15 a 18 de junho

Onde: Hotel Windsor, Av. Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca Rio de Janeiro - RJ

Como participar: O evento será restrito para convidados da própria organização que escolherão representantes da sociedade civil, de empresas e organizações que tenham atuações de destaque


Rio+Social

Descrição: Os tópicos abordados no evento incluirão discussões sobre como a tecnologia e as redes sociais ajudam a desenvolver soluções sustentáveis para enfrentar os maiores problemas do planeta, além dos principais assuntos da Rio+20: energia, cidades, empregos, alimentos, água, mulheres, oceanos e desastres. Entre os palestrantes estão Fábio Barbosa, Luciano Huck e Ted Tuner, fundador da CNN e um dos maiores nomes da mídia mundial.

Quando: 19 de junho

Onde: Hotel Windsor Barra. O evento será transmitido no site

Como participar: As inscrições serão feitas em breve no site. Quem não puder comparecer no dia pode participar via redes sociais e os blogs relacionados ao evento.


Rio Climate Challenge / Rio Clima

Descrição: Focado na contenção do aquecimento global, o evento debaterá a criação de uma nova forma de calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Será apresentado um documento com compromissos de redução, adaptação e financiamento para a restrição de GEE. É uma iniciativa das subcomissões Rio+20, da Câmara dos Deputados e do Senado, com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, do governo do estado de Pernambuco e ONGs.

Quando: 14 a 17 de junho

Onde: Não definido

Como participar: Não definido


Cúpula dos Povos por Justiça social e ambiental em defesa dos bens comuns

Descrição: É o grande evento paralelo à Rio+20, organizado pela sociedade civil e instituições. O debate será em torno dos temas do evento oficial, porém com críticas. Por exemplo, sobre a definição do que é a “economia verde”. A programação terá palestras, marchas e eventos culturais e ainda está sendo montada.

Quando: 15 a 23 de junho

Onde: Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

Como participar: As inscrições serão feitas em breve no site http://cupuladospovos.org.br/


Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Descrição: Será um espaço para discussões entre cientistas, políticos, representantes de países e outras instituições sobre o papel da ciência no caminho do desenvolvimento sustentável.

O fórum é feito em parceria entre organizações internacionais sobre ciência, pela Unesco, Ministério Brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Academia Brasileira de Ciências.

Quando: 11 a 15 de junho

Onde: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

Como participar: A entrada é gratuita e aberta todos os dias.



12ª Conferência Bienal da Sociedade Internacional de Economia Ecológica: ISEE 2012

Descrição: Desde 1990, a conferência trata de economia ecológica e política ambiental. E nesse ano, foi planejado para acontecer durante a Rio+20 e aproveitar o debate sobre economia verde. O nome será Economia Ecológica e a Rio+20 – Contribuições e desafios para uma economia verde. O ISEE é uma organização sem fins lucrativos dedicado à compreensão das relações entre economia, ecologia e sociedade, para o bem-estar das pessoas e da natureza.

Quando: 16 a 19 de junho

Onde: Hotel Winsor Guanabara, Rio de Janeiro, Brazil


2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

Descrição: Quando acabar a Rio+20, começa o festival, conhecido internacionalmente como Uranium Film Festival. Mais de 40 filmes de vários continentes trazem na pauta a energia nuclear. Os roteiros passam pelas primeiras bombas atômicas até o acidente de Fukushima, no Japão. Há uma sessão de filmes de animação e o primeiro “Oscar Amarelo” para o melhor filme de animação sobre energia nuclear.

Quando: de 28 de junho a 14 de julho

Onde: Cinemateca do MAM - Rua Monte Alegre 356/301, Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ

Como participar: Venda de ingressos no local


Dia Mundial dos Oceanos

Descrição: Na Rio 92, foi instituído que o dia 8 de junho seria o Dia Mundial dos Oceanos. De volta ao local de origem, o Fórum Global de Oceanos planeja, no dia seguinte à data oficial, atividades de educação ambiental e limpeza de praias. A programação final ainda não está fechada.

Quando: 9 de junho

Onde: Sem local definido

Como participar: A programação é gratuita e aberta.


 Rio+20

Descrição: O evento é conhecido mundialmente por reunir pensadores de diversas áreas em palestras rápidas, didáticas e de grande qualidade. Desta vez, vai debater o poder humano na construção de um novo planeta e uma nova forma de viver. Palestrantes ainda não definidos.

Quando: 11 e 12 de junho

Onde: Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

Como participar: Inscrições gratuitas no site


Conferência das Juventudes para a Rio+20

Descrição: É a conferência oficial da ONU para o grupo de crianças e adolescentes. Os dois primeiros dias são exclusivos para brasileiros e três últimos para encontros. Além de fornecer informações e treinamento para os participantes sobre o papel que podem ter na Rio+20 e na sociedade, será um espaço para que os jovens compartilhem experiências e soluções sobre o desenvolvimento sustentável.

Quando: de 7 12 de junho

Onde: Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro

Como participar: Os eventos serão gratuitos e abertos nos dias para os interessados.


* Acesse a consulta pública sobre os temas a serem tratados pelos diálogos: www.riodialogues.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário