terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sem alimento, granjas matam pintinhos: Movimento SOSBICHO encaminha denúncia e pedido de investigação do Ministério Publico do Paraná




                        Consta noticiado pela imprensa (Folha de São Paulo, Caderno Mercado, página B 8, de 28 de agosto de 2012) , notícia alarmante de que pintinhos criados por granjas ou avicultores estariam sendo mortos ou em vias de o serem, por falta de alimento. Alerta-se inclusive que  “A sociedade protetora dos animais teria de, inclusive, entrar nisso. Isso é tortura.”, declaração do agricultor Valdemiro Kreusch, da Cooperativa COPASOL, sediada em Curitiba.

A notícia:
Sem alimento, granjas matam pintinhos
DE CURITIBA

Os frangos criados pelo avicultor Floriano Milka, que tem granja em Mandirituba (região metropolitana de Curitiba), com 22 dias, já deveriam estar pesando 900 gramas, mas estão com 550.
Franzinos, os animais estão sem ração suficiente desde que o frigorífico Diplomata, para o qual Milka vendia sua produção e que fornecia alimento para os frangos, fechou as portas, em julho.
A empresa, que entrou em processo de recuperação judicial na semana passada, informou que o alto custo de insumos a obrigou a fechar a filial de Mandirituba e, em seguida, pedir recuperação.
A Diplomata é só uma das várias empresas de médio e pequeno porte que têm sucumbido à crise do setor. Em Santa Catarina, duas granjas chegaram a matar pintinhos no mês passado porque não teriam ração (nem dinheiro) para alimentá-los.
"Existem pintos morrendo por falta de ração. A sociedade protetora dos animais teria de entrar nisso. Isso é tortura", afirma o agricultor Valdemiro Kreusch, da cooperativa Copasol, sediada em Curitiba.
Sem receber ou quase sem lucro, produtores têm abandonado o setor, especialmente aqueles cuja produção era vendida para empresas em má situação financeira.
Mesmo os integrados a gigantes como BRF e Marfrig estão sofrendo. "Só está sobrando migalha. São quatro ou cinco centavos por cabeça", diz o avicultor Amarildo Brustolim, de Dois Vizinhos (PR), onde a BRF tem fábrica.


           
TEOR DO OFÍCIO NO. 30/2012 encaminhado ao CAOP - Meio Ambiente - Curitiba - PR

 Consta noticiado pela imprensa (Folha de São Paulo, Caderno Mercado, página B 8, de 28 de agosto de 2012) , notícia alarmante de que pintinhos criados por granjas ou avicultores estariam sendo mortos ou em vias de o serem, por falta de alimento. Alerta-se inclusive que  “A sociedade protetora dos animais teria de, inclusive, entrar nisso. Isso é tortura.”, declaração do agricultor Valdemiro Kreusch, da Cooperativa COPASOL, sediada em Curitiba.

Diante de tal notícia, cabe ao Movimento SOSBICHO de Proteção Animal solicitar a esta Promotoria a investigação sobre tal fato trazido pela imprensa, na busca de providência para a defesa contra o maltrato aos animais envolvidos, que prenunciam flagrante atentado à Lei dos Crimes Ambientais – art. 32 da Lei 9.605/1998 e ao artigo 225 da Constituição Federal.

As aves objeto desta solicitação, embora estejam sendo criadas para a alimentação humana e que venham a ser fatalmente mortas, devem, durante o período em que se mantêm vivas, estar acolhidas e garantidas por regras de bem-estar animal, tal seja, devem receber o tratamento mínimo para o atendimento de suas necessidades, dentre elas o direito ao recebimento de água, alimento condizente à sua espécie, idade e necessidade nutricional.

Sendo o que se apresenta no momento, aguarda providências urgentes, visto que a vulnerabilidade dos referidos animais assim o exige, bem assim, a busca dos responsáveis pela possível infringência a dispositivos legais.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário