quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lobo-marinho 'dança' ao som de gaita na Baía de Paranaguá, no Paraná

27/08/2012 14h04 - Atualizado em 28/08/2012 14h35


Dentista que seguia de barco para Ilha de Eufrasina registrou a cena.
Ele ficou cerca de duas horas brincando e tocando gaita para o animal.

Ariane DucatiDo G1 PR
3 comentários
O dentista José Lucas Barbosa encontrou um lobo-marinho na Baía de Paranaguá, na manhã de sábado (25), quando seguia de barco com um amigo para a Iha de Eufrasina. José contou ao G1 nesta segunda-feira (27) que ficou encantado com o ‘bichinho’ e chegou a tocar gaita para o animal.
“Ele veio para perto do barco procurando peixe. Fiquei tocando uma gaitinha e parecia que ele estava dançando”, disse o dentista que ficou cerca de duas horas brincando com o animal.
Barbosa mora em Curitiba e disse que vai ao litoral quase todos os fins de semana. “Neste sábado eu ia comprar ostras em Eufrasina e encontrar um bicho deste é raríssimo. Pinguim e botos eu já encontrei”, relatou.

Segundo ele, o animal é “bastante dócil”. No vídeo é possível ver o lobo-marinho fazendo ‘acrobacias’ na água ao som da gaita. Em um momento, parece que o animal está aplaudindo e agradecendo ao músico. “Em algumas músicas ele demonstrava que estava gostando mais. É divertido o bichinho”, comentou Barbosa.

De acordo com a bióloga Aliny Gaudard, do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que analisou as imagens, o animal é um lobo-marinho-do-sul e o nome científico da espécie é Arctocephalus australis. Segundo Guadard, os biólogos já tinham conhecimento deste animal, pois foram avisados pelos pesacadores de Eufrasina.

Ela ainda afirmou que é comum esses animais aparecerem esta época do ano no litoral do Paraná, pois eles se dispersam das colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e param nas praias para descansar.

Contudo, a bióloga explicou que a equipe do Centro de Estudos do Mar acredita que o animal continua na região pois está sendo alimentado pelos pescadores, o que não é uma atitude correta.

A orientação para as pessoas que encontrarem com golfinhos, botos, tartarugas marinhas, foca, lobos ou leões-marinhos, é para que mantenham distância e não os toquem, pois eles podem transmitir doenças. Eles devem retornar sozinhos ao mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário