sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Movimento SOSBICHO, Escola Dona Carola e Eno Tree Planting Day


ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Tem inúmeras organizações parceiras e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente. 

Neste dia de 21 setembro o evento ENO TREE PLANTING DAY ocorre globalmente em mais 150 países em 21 de Setembro de 2012 ao meio dia.
É um momento de reflexão sobre nossas ações para proteger a biodiversidade do planeta e focar na urgência de novos desafios para o futuro.
No Brasil muitas escolas e grupo de jovens já confirmaram a participação no ENO TREE PLANTING DAY, promovendo o plantio de árvores e realizando atividades educativas ambientais.


As primeiras árvores serão plantadas ao meio dia na Oceania. Seguindo o sol, novas árvores serão plantadas na Ásia, Europa e África. Finalmente, esta corrente alcançará as Américas. A Terra gira e em cada lugar novas árvores terão encontrado seu chão.

A Escola Estadual Dona Carola, de Curitiba – Paraná, Brasil,  que faz parte desta rede, fez os seus plantios, com a colaboração do Movimento SOSBICHO, conforme o tratado global.











As atividades e iniciaram no dia 20 de setembro, com Trilha Interpretativa pelo Bairro do São Francisco, onde fica a escola e onde se situa o Setor Histórico da Cidade de Curitiba.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Reservatório Histórico do Alto São Francisco, visitar três  árvores imunes de corte do bairro – uma Pitangueira, um Monjoleiro e um grupo de Cinzeiras, dialogar sobre a fauna e flora locais e a necessidade da preservação dos ecossistemas.





No Dia da Árvore, foram plantadas uma Pitangueira e um pé de Araçá.
Os plantios foram feitos em pracinha próxima à Escola e no terrenos da Escola.

Os alunos tiveram informações sobre a maneira adequada de plantio, sobre a necessidade de cuidados, sobre a necessidade de manter a natureza sempre realimentada pelas nossas ações.


Também tiveram a oportunidade de verificar cortes de árvores muito velhas e sadias, que reforçam a necessidade de estarmos compensando estas perdas, através do plantio de novos indivíduos.

É sempre uma alegria: o Movimento SOSBICHO iniciou esta parceria do a Escola Dona Carola desde o ano de 2011 e esta é já a terceira ação de plantios.

Vamos assim, contribuindo para a construção de um Planeta mais equilibrado e ensinando solidariedade e comprometimento, através de ações práticas, pois acreditamos na educação-ação. Mais importante que falar, é fazer !

As mudas são cedidas pelo Horto Municipal de Curitiba.

Visite: movimentososbicho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário