sábado, 1 de setembro de 2012

Piauí oficializa atividade geradora de crimes ambientais: vaquejadas



PIAUÍ OFICIALIZA A VAQUEJADA COMO ATIVIDADE ESPORTIVA

Folha de São Paulo, 01.09.2012


A vaquejada, evento tradicional em todo o Nordeste, acaba de ser reconhecida pelo governo do Piauí.
O governador Wilson Martins (PSB) sancionou no início desta semana uma lei, proposta pela Assembleia, que regulamenta a vaquejada como “atividade desportiva e cultural” no Estado.
A medida revoltou diversas ongs de proteção animal, que já estudam ir à Justiça para tentar derrubar a lei. Na vaquejada, uma dupla a cavalo persegue um boi em uma pista, com o objetivo de derrubá-lo e, em seguida, dominá-lo.
“Quem pode dizer que isto não é cruel ?” questiona a veterinária Roseli Klein, presidente da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais. Para ela, que já tinha enviado ofício para tentar impedir a aprovação do projeto na Assembleia e agora pretende acionar o Ministério Publico, a nova lei representa um “retrocesso”.
Ela diz que alguns animais são agredidos antes da prova, sofrem estresse e podem até ter imorragias.
O deputado estadual Mauro Tapety (PMDB), autor do projeto e ex-adepto de vaquejadas, argumenta que a ideia era “preservar a cultura” no Estado e angariar recursos para eventos.
‘É a  maior festa que temos em todo o interior do Nordeste. Temos que ter alguma maneira legal, oficial, para ela acontecer”, afirma.


O Movimento SOSBICHO se solidariza com a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais" por compreender que esta atividade por si só já é uma transgressão à Lei dos Crimes Ambientais - 9605/98, uma vez que submete os animais a uma atividade que lhes causa sofrimento, dano físico e mental. 
As sociedades humanas devem evoluir para o melhor e não considerar que culturas ligadas a tradições grotescas do passado devem se eternizar e perenizar.
Vamos ensinar nossas gerações de crianças, futuros adultos, que utilizar animais para o nosso divertimento não é diversão: é escravizar e explorar um ser vulnerável, que não tem como se defender.
Vamos formar seres humanos melhores, para que possamos ter a esperança de um dia, nos orgulharmos de sermos humanos, capazes de respeitar a vida em todas as suas manifestações.
As tradições culturais mudam, porque são feitas de valores, e valores mudam.
Não se pode, para atender o interesse econômico de alguns e para atender o prazer de outros, considerar que os animais não sintam dor, medo, estresse, desconforto e que não tenham consciência.
Animais são seres sencientes.
Abaixo o uso de animais para o divertimento humano !
Abaixo a ali que regulamenta o crime ambiental !

Nenhum comentário:

Postar um comentário