segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Espaço de Leitura Helena Kolody: mais uma ação do Movimento SOSBICHO



Acreditando no conceito de escolas como espaços educadores sustentáveis, o Movimento SOSBICHO aceitou o desafio de transformar um pedaço do páteo da Escola Estadual Dona Carola em ambiente propiciador de leituras e reflexões, em contato com
a natureza, sem o consumo de energia que não seja a do sol. Transformou em beleza, com conteúdo poético, em homenagem à poeta paranaense Helena Kolody, um espaço que tinha paredes que nada diziam a seus alunos.

Hoje, em parceria com a Rede Local do São Francisco, que viabilizou o trabalho voluntário do artista plástico e grafiteiro Gustavo Santos Silva, existe ali, um local agradável, com marcas da nossa cultura, que esperamos que seja propiciador de bons diálogos, de ninho para boas idéias, de cantinho de curtição e de amizade. 



Agradecemos os alunos que ajudaram contribuindo com ilustrações inspiradas nos poemas de Helena Kolody, os alunos que ajudaram nas pinturas, as queridas agentes de apoio, aos professores que nos acolheram.
Agradecimento especial ao Gustavo, que não apenas concebeu esteticamente o espaço, como realizou excelente trabalho educativo com diálogos com os alunos e acolhendo a contribuição que cada um pode dar ao Projeto.


Funcionárias e professores da Escola Dona Carola, Educadoras Ambientais do Movimento SOSBICHO Laelia e Isabel e Gustavo, artista plástico grafiteiro


O processo é mais importante que o resultado quando se trata de educação ambiental: assim, não podemos deixar de registrar que durante todo o desenvolvimento desta ação, o que se privilegiou foi a construção coletiva, os diálogos de saberes com temas relacionados ao respeito por todos os seres da natureza, com interpretação dos poemas que estavam sendo ilustrados, com vistas a leituras e interpretações pessoais e coletivas da complexidades das relações e do universo.

Gustavo e equipe educacional do Movimento SOSBICHO: Isabel, Laelia e Anete

Agradecemos à Escola Dona Carola por ter nos permitido realizar este projeto, que encerra o ano do Movimento SOSBICHO com o sentimento de missão cumprida em nossa busca permanente na construção de um mundo melhor para todos. E na crença de que só mudaremos o mundo se propiciarmos novas compreensões e novas versões sobre a forma como construímos nossa civilização.

Laelia Tonhozi - Educadora Ambiental
Coordenadora de Projetos Educativos do Movimento SOSBICHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário