domingo, 13 de janeiro de 2013

A melhor época para “fazer a feira” em Curitiba


Vida e Cidadania

Domingo, 13/01/2013

VIDA PRÁTICA

 /
ALIMENTAÇÃO

Ficar atento à sazonalidade na produção de frutas, verduras e legumes ajuda a gastar menos e se alimentar com mais qualidade

12
Publicado em 11/01/2013 | RAFAELA BORTOLIN
Em tempos de inflação em alta, uma dica simples é praticamente infalível para quem quer se alimentar com qualidade sem gastar muito: ter em mente a sazonalidade das frutas, verduras e legumes antes de ir às compras.
Quem entende do assunto garante que ajuda muito ficar de olho nos meses de maior produção e comercialização dos produtos para descobrir a época em que a oferta é maior e, consequentemente, os preços estão mais baixos em relação a outros períodos do ano.
Segundo ele, quando o alimento está na época, há poucas interferências na produção, o que exige uma variação me­­nor no preço. “Com o uso mais reduzido de insumos, agro­­tóxicos e hormônios no cul­­tivo, o produtor gasta menos e o preço fica mais em con­­ta”, diz.“Devido à quantidade, a ten­­dência é que, durante a épo­­ca, o consumidor pague mais por produtos diferen­­cia­­dos, mas tenha acesso a ali­­mentos de qualidade e pre­­ços razoáveis. Fora dela, o preço é alto e a qualidade nem sempre é a ideal”, explica o engenheiro agrônomo da Com­­panhia de Entrepostos e Ar­­mazéns Gerais de São Paulo (Cea­­gesp) Gabriel de Almeida.
Além das vantagens no preço, a saúde também agradece. Em longo prazo, o consumo de agrotóxicos e hormônios em excesso pode gerar acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, levando à intoxicação e sintomas como náusea, vômito e prostração em casos extremos.
O coordenador do curso Técnico em Agropecuária do TECPUC, Jorge Daniel Mikos, explica que escolher produtos da época também é um ótimo jeito de agradar ao paladar. “Agora é época de milho verde, melancia, ameixa e pêssego saírem para o mercado, então são produtos que chegam aos distribuidores frescos, com mais qualidade e sabor”, destaca.
Como saber
Para saber se você está consumindo um produto da época não tem jeito: é preciso ficar de olho nas informações e calendários apresentados por entidades como o Ceasa, ser criterioso durante as visitas aos supermercados e preferir os produtos nacionais ao invés dos importados.
“O ideal é ter uma tabela com as melhores datas de compra, ser bem observador durante as idas ao supermercado e, se possível, comparar preços”, reforça Almeida.
Fonte: www.gazetadopovo.com.br, 11.01.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário