sábado, 12 de janeiro de 2013

Educando para o bem e o bom da vida


Em dezembro de 2012, dando continuidade ao trabalho de Educação Ambiental que desenvolvemos na Escola Estadual Dona Carola, em Curitiba, atendemos ao desejo dos alunos e corpo de docentes e transformamos uma área do pátio da Escola em espaço de encontro, diálogo, leitura, de amizade.

Neste ano de 2012, comemoramos em Curitiba os 100 anos da poetisa Helena Kolody e assim, como forma de homenageá-la, batizamos o local de Espaço de Leitura Helena Kolody.
Ali, foram feitos murais nas paredes da área externa, grafites inspirados nos poemas da poetisa de origem ucraniana, que reverenciam a natureza e a vida.

Gustavo Santos Silva, artista grafiteiro 
Foi convidado o artista plástico, publicitário e grafiteiro Gustavo Santos Silva para o desenvolvimento do trabalho, que foi feito em conjunto com os alunos que tiveram interesse em participar.
Durante o processo - que foi a grande riqueza do que produzimos, muito diálogo rolou: sobre meio ambiente, sobre o amor, respeito e cuidados com os animais, sobre poesia, leitura, sobre a vida.
Todos ficaram muito interessados no que estávamos produzindo. Auxiliares de serviços, professores, pais de alunos, visitantes.
Amigos e vizinhos apareceram.

Amigos e vizinhos querem conhecer !

Os materiais sobre gurda responsável de animais que serviram de base para longas conversas com os alunos foram cedidos pela Organização Quatro Patas.
Os materiais foram coletados na vizinhança ou doados pelo Movimento SOSBICHO.
O Espaço está pronto. Agora, é preciso dar vida a ele.

Visitinhas inesperadas

E é isto que desejamos fazer no ano de 2013.
Estimular a leitura, o processo crítico e reflexivo sobre nossa ação sobre este Planeta, estimular a cidadania ambiental, alimentar a sensibilidade estética, buscar um alicerce com boas éticas.
Assim vamos contribuindo para um mundo melhor, em que todos os seres possam ser considerados em suas necessidades e interesses. Educando para o bem e o bom da vida.

Gustavo imprimindo a logo do SOSBICHO

Espaço pronto: agora vamos dar vida a ele !


Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental
Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário