domingo, 4 de agosto de 2013

COMPREENDENDO A MENTE DOS ANIMAIS: RAZÕES DE CACHORRO *


1- Minha vida vai durar entre 10 e 15 anos. Qualquer separação de você será muito dolorosa para mim.

2- Dê-me algum tempo para entender o que você quer de mim.

3- Tenha confiança em mim – é fundamental para o meu bem-estar.

4- Não fique zangado comigo por muito tempo. E não me prenda em nenhum lugar como punição. Você tem seu trabalho, seus amigos, suas diversões. Eu só tenho você.

5- Fale comigo de vez em quando. Mesmo que não entenda as suas palavras, compreendo muito bem sua voz e sinto o que você está me dizendo.

6- Esteja certo de que, seja como for que você me trate, isso ficará gravado em mim para sempre.

7- Antes de me bater, lembre que eu tenho dentes que podem feri-lo seriamente; dentes que eu nunca vou usar contra você.

8- Antes de censurar por estar sendo preguiçoso ou teimoso, pergunte se não há alguma coisa me incomodando. Talvez não esteja me alimentando bem. Pode ser que esteja resfriado. Ou é apenas meu coração que está ficando velho e cansado.

9- Cuide bem de mim quando eu ficar velho; você também vai ficar.

10- Não se afaste de mim nos meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga : “prefiro não ver”. Ou “faz quando eu não estiver presente”. Tudo é mais fácil para mim com você do meu lado.


Urichi Klever – Zoólogo
Tradução: Millôr Fernandes
* Texto tirado da publicação A Coragem de Fazer o Bem, do Instituto Nina Rosa,  de outubro 2000.

Um comentário:

  1. 1-a minha vida dura entre 10 e 15 anos e vem uma pessoa e tira a minha liberdade e me trata como se eu fosse um boneco que servisse apenas para o seu prazer

    ResponderExcluir