sábado, 10 de agosto de 2013

Ponto Final no Abandono: educar para colher bons frutos !

Com grande vontade de educar e formar multiplicadores, membros da organização IPAEC e Movimento SOSBICHO e convidados da Organização Mãos Sem Fronteiras, iniciaram as attividades do ProJeto Ponto Final no Abandono, na Escola Estadual Guido Straube, que fica no Bairro das Mercês, Curitiba.
Educadores do Projeto Ponto Final no Abandono

Educadoras Laelia (SOSBICHO) e Marynelma - Mãos Sem Fronteiras


Alunos em Meditação

Atividades lúdicas temáticas

Oficina de Desenho
Professor Daniel Freitas do Esdúio Oscar Pedroso - Desenhe


Este projeto tem como objetivo levar à reflexão sobre a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o meio ambiente.. Tenta incluir os animais nesta esfera de reflexão e compreeender porque nem sempre somos corretos nesta relação. Buscar boas atitudes, pautadas em príncípos da boa ética, é o que se aponta ao final.

Para tal, estão sendo desenvolvidas atividades educativas como: Meditação, jogos temáticos, oficinas de desenho, fotografia, vídeo e atividades de canto e percussão corporal, grafite.

O Palhaço Azedo, que é uma atuação do estudante de Psicologia Guilherme T. de Oliveira, faz o contraponto nas ações.
Aluna, Leyla Orilio (IPAEC), Laelia (SOSBICHO) e Palhaço Azedo
Ativistas do Movimento SOSBICHO e do IPAEC compõem o grupo, facilitando a abordagem dos conceitos.

Busca-se compreender: a diferença entre seres vivos e coisas; a reflexão sobre formas de produção e consumo; sobre a necessidade de respeitar cuidar de tudo que vive;  entender o que sejam os seres sencientes; a necessidade de atos de cidadania, solidariedade e compaixão.

Até o momento,  cinco escolas da rede públicas estadual acataram os convites dos gestores do Projeto Ponto Final no Abandono - IPAEC e Movimento SOSBICHO, agendando duas ações em datas e turmas diferentes, na média de 50 a 60 alunos por grupo, em cada estabelecimento.

Escolas da rede privada participarão, estimulando seus alunos a acessarem o site do Projeto Ponto Final - Concurso Cultural - www.ipaec.org.br e propiciando oportunidades para que seus alunos possam produzir redações, desenhos, vídeos e fotografias para participar do concurso.

Nestas ações, queremos que o corpo pedagógico das escolas venham a participar e compreender a necessidade de educarmos nossas crianças e adolescentes para atitudes de respeito e de acolhimento aos seres vulneráveis.

Qualquer pessoa que tenha de 10 a 17 anos pode se inscrever no concurso cultural.
Não é necessário estar vinculada a um estabelecimento de ensino.
O período de inscrição é de 15 de setembro a 17 de novembro.
Premiação até 05 de dezembro de 2013.












Nenhum comentário:

Postar um comentário