quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Escola Dona Carola, Movimento SOSBICHO e IPAEC visitam Centro de Educação Ambiental do Colégio Medianeira




O dia 04 de dezembro de 2013 foi muito especial para 40 alunos da Escola Estadual Dona Carola (Curitiba).





Neste dia, tiveram a oportunidade de conhecer a Reserva Particular do Patrimônio Natural Morro Bruninho, em Piraquara (região metropolitana de Curitiba), de propriedade e gestão do Colégio Medianeira.
 
Vamos lá minha gente ?
Educadora Ambiental Laelia Tonhozi - SOSBICHO

Com alegria se faz o dia !
Educadora Leyla Orilio - IPAEC

Alegria, divertimento e conhecimento, através da vivência em contato com a natureza e orientações a cargo do Professor Casagrande e de educadores ambientais,    foram a receita para que muitos declarassem: “Este foi o melhor dia da minha vida”, “Nunca fui num lugar tão legal”, “Que dia massa !”, “Isto é que é vida !”.





Diante de tais declarações, e tão longe de computadores, televisão, sala de aula, só temos a confirmar que a educação não entra só pelo intelecto, entra pela pele, pelas sensações, pelo exercício da camaradagem, da solidariedade, do carinho, da amizade e do respeito.
 
Casinha de Picapau !
Eram muitas as perguntas: como se chama esta árvore ?, de onde vem este rio ?, aqui tem onça ?, onde é que fica a cachoeira ?, que morro é aquele ?

Dona aranha: ai que medo !

E aprendemos: esta árvore se chama guabiroba, esta se chama barigui, aquela pitanga, e por aí foi...tem onça sim, mas  a gente nunca viu...este cocô é de algum bicho, mas temos que pesquisar...ali está Curitiba...mais além, do outro lado, a Serra do Mar...aquele ali é o Morro do Canal, este que a gente está subindo é o Morro do Bruninho, ali, o Complexo Anhangava...a trilha ? 1120 metros.
E haja fôlego para duas horas de caminhada, debaixo do sol, entre mata atlântica, muita pedra e ...subida !
 
Belezas e surpresas do caminho fazem a caminhada !



O bom foi que no final a moçada se esbaldou no banho de cachoeira.

Só que o relógio não deu trégua: o ponteiro andou e já é hora de voltar pra casa !

Agradecemos ao Colégio Medianeira pelo convite feito através das nossas organizações educadoras Movimento SOSBICHO e IPAEC, que colocou em nossas mãos a responsabilidade de escolhermos, entre as escolas em que atuamos, aquela que receberia este presente.

Agradecemos à equipe pedagógica da Escola Dona Carola – Diretor Wagner, vice Meire e Professora Andreza, a disponibilidade e carinho com que organizaram a atividade.


Agradecemos a todos, alunos, professores, funcionárias da Escola Dona Carola e ao dia lindo que nos foi presenteado pela Mãe Natureza.

Adicionar legenda


Nenhum comentário:

Postar um comentário