quarta-feira, 30 de julho de 2014

EDUCANDO COM RESPEITO, COMPANHEIRISMO E UNIÃO !

As organizações da sociedade civil encontram sempre muitos obstáculos para o exercício de suas finalidades.
Mensagens de professores da rede estadual
Não é diferente com as organizações que atuam na defesa dos direitos animais, propondo-se, além de buscar através de representações políticas, de composição de conselhos de cidadãos, de ações diretas no benefício dos animais e do meio ambiente, ao exercício de ação educativa.

As dificuldades e obstáculos se apresentam nas mais diversas ordens: seja no financiamento de projetos, seja em pessoal capacitato, seja em localizar instituições e estabelecimentos que permitam que ações educativas, pautadas nos princípios nos quais acreditamos, sejam inseridas no cotidiano escolar. Como é difícil encaixar-se nas inúmeras tarefas e atribuições e mesmo desafios que as escolas, sobretudo as da rede pública, encontram.

Karin da Pense Bicho, Laelia e Anete do Movimento SOSBICHO

No entanto, conforme temos feito a abertura destes espaços, mais e mais consolidamos nosso papel de educadores e mais confiança garantimos para mais e novas ações.

Um dos grandes segredos destas conquistas trazem em si um segredo: RESPEITO, COMPANHEIRISMO E UNIÃO.
Leyla e Yonara do Ipaec, Daniel do Estudio Oscar Pedroso
 e Laelia do SOSBICHO, no Projeto Ponto Final no Abandono

Assim, desde o ano de 2011 o Movimento SOSBICHO decidiu investir em boas parcerias com companheiros de outras organizações para desenvolver seus projetos educativos.

Primeiramente foi o Projeto Verde-Rosa São Francisco, que trabalhou com a Comunidade do Bairro São Francisco, vizinhos, escolas, e até participou de um Congresso Internacional de Direito Animal !

Atuou também com agentes da Rede de Desenvolvimento Local, em escola do Bairro São Francisco, na construção de espaço educativo sustentável.

A carreira solo também se faz presente, como pano de fundo, em que novas parcerias se estabeleciam.
Ação com alunos da Escola Estadual Dona Carola: educadoras Laelia e Isabel Carilho
Projeto Verde Rosa São Francisco, com professores de dança, psicanalista Gisele Sarmento, Agentes de Desenvolvimento Local, Karin da Pense Bicho e participantes

Em seguida, de forma acertada, aceitando o desafio proposto pelo IPAEC - Instituto de Proteção Animal e de Exercício de Cidadania, costurou seu melhor projeto, o Ponto Final no Abandono, em 10 escolas de Curitiba.

Juntamos o que tínhamos de melhor: vontade e garra ! E fomos em frente!

Evento do Projeto Verde-Rosa São Franscisco, com a participação do Porfessor Oscar Pedroso, Psicanalista Gisele Sarmento, Professores de dança Ana Paula Jacomel e Cibele Santos

Esta parceria se mantém viva, não só no contexto político, mas e sobretudo, em nossas ações educativas !
Nossa união transmite confiança e mostra que estamos preprados e maduros para educar.

Com os ingredientes fundamentais para trabalho coletivo: respeito, companheirismo e união, temos sido capazes de levar nossa mensagem a estudantes, professores e funcionários e acreditar que é possível sim somarmos nossas forças para acreditar num mundo melhor !

Tosca Zamboni e Laelia Tonhozi do Movimento SOSBICHO em evento da Associação do Amigo Animal - na foto Julia Misga e Marcelo Misga, pelo projeto Ponto Final no Abandono

Evento do Projeto Verde-Rosa São Francisco com a participação de educador da Sanepar, realizado no Reservatório Histórico do São Francisco

Alunos da Escola Dona Carola em ação de Plantio no Projeto Eno Planing Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário