segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Educando para o respeito às diferenças:Colégio Estadual Rio Branco -Curitiba - Ação Educativa Movimento SOSBICHO e IPAEC


A ação educativa do dia 09 de setembro de 2014 no Colégio Estadual Rio Branco deixa lições para os educadores do Movimento SOSBICHO e IPAEC.

O tema norteador desenvolvido foi O respeito a todas as formas de vida, com enforque ao respeito pelas diferenças, preconceitos e compreensão do “Especismo”, como uma de suas manifestações.
Não se pode afirmar que foi com tranquilidade que desenvolvemos nosso trabalho. Os dias que antecederam a ação foi de grande ansiedade para nós, pois sabíamos que teríamos diante de nós pelo menos 50 jovens, entre 16 e 21 anos, do ensino médio noturno. Estariam estes jovens interessados no tema ? Como nos receberiam ? Conseguiríamos passar o nosso recado? Conseguiríamos entrar numa “vibe “ comum, como diz a moçada e estabelecermos um diálogo proveitoso, ou no mínimo, respeitoso ?





Para tal, buscamos alguns vídeos com assuntos recentes e estimulantes, como a história de Malala, a pequena educadora paquistanesa que quase perdeu a vida por defender o estudo para as meninas em seu país; a agressão sofrida pelo jogador de futebol Aranha, que foi chamado de “macaco” pela torcida adversaria e que gerou grande espaço na mídia; um vídeo bem humorado do “Caipira” – Especismo, cujo link disponibilizamos (https://www.youtube.com/watch?v=nXnSBCZOqNA).

Abrimos o diálogo para entendermos se havia associação dos conteúdos que pudesse abrir possibilidades para a construção coletiva dos conceitos que estávamos buscando.
E não é que foram trazidas palavras – pedimos palavras e sentimentos – que nos ajudaram enormemente a caminharmos pelos caminhos que programamos ?
Se nos perguntarem se esta construção foi fácil, temos que responder: Claro que não !!!
E sabem por quê? Porque estávamos diante de um público plural, onde as ideias, concepções de mundo, modos de ver o mundo, são singulares: o próprio universo das pluralidades ! E lidar com a pluralidade não é fácil. E se fosse fácil, a gente não precisava estar lá !
E esta foi a nossa lição: entre tapas e beijos, chegamos a um possível !
Professores também estavam presentes e para nós, este é dos maiores ganhos !

Mais uma vez confirmamos que conceitos como “Especismo”, “biocentrismo”, associação de direitos humanos a direitos animais, devem estar no nosso cotidiano de ativistas pelos direitos animais, pois são desconhecidos em outros meios.

Nossa gratificação final: alguns beijinhos e gente que quer saber mais !

Educadora Leyla Orilio e Laelia Tonhozi e o carinho de alunos: tudo de bom !

E o respeitoso reconhecimento do valor do nosso trabalho pela diretoria do Colégio Estadual Rio Branco (lindo !) – Curitiba, e promessas de trabalhos futuros.
Quer mais ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário