sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Escola Angelo Trevisan visita RPPN Morro do Bruninho com Movimento SOSBICHO e IPAEC - Viva a vida !

No dia 05 de novembro os alunos e professores da Escola Estadual Angelo Trevisan (6ª. e 8ª. séries) tiveram aula de educação ambiental em um lugar muito especial: o Centro de Educação Ambiental do Colégio Medianeira, que se localiza na RPPN Morro do Bruninho, em Piraquara.




“No final do mês de março desse ano, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) publicou no Diário Oficial do Estado do Paraná as portarias 058 e 070 que comunicam ao IBAMA, ICMBIO e Secretaria da Receita Federal a criação, por iniciativo do Colégio, da RPPN Morro do Bruninho.
O Colégio Medianeira montou em 2010 um Grupo de Trabalho para discutir a necessidade da requalificação do uso da chacára e, guiado pelo Projeto Pedagógico e Político. Desse GT, foram criadas duas iniciativas.
Em 2011 foi criado o Centro de Educação Ambiental do Colégio Medianeira. Instalado dentro do terreno da chácara, o CEA foi idealizado para a realização de atividades de formação e educação ambiental.
Assumindo uma nova postura ética diante de suas responsabilidades socioambientais, a segunda iniciativa foi a transformação de parte da propriedade para a criação de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), que é basicamente uma área de conservação da natureza, cujos procedimentos iniciais foram tomados junto à SOS Mata Atlântica.” http://www.colegiomedianeira.g12.br/decreto-oficializa-rppn-morro-do-bruninho

exemplares da flora local

Reforçando conhecimentos

Biólogo Roberto Casagrande dá informações sobre o ecossistema local

Além das atividades educativas conduzidas pelo professor e biólogo Roberto Casagrande, com visitas a à Colônia Trentina do Paraná, apresentação da fauna e flora locais, exposição de vídeo e apresentação de slides, diálogos e caminhada observacional, também houve muita diversão, camaradagem, momentos de descontração e alegria.
aula de campo geral interesse especial

Igreja Nossa Senhora da Assunção

Alegria de conviver

Roças e elementos da cultura

Construções em arquitetura italiana

Curioso cemitério do local


Educadora Leyla Orilio defronte ao Memorial Italiano com a foto de sua família, também italiana
Alunos observam de perto os elementos históricos do Memorial

Alegria de ensinar contagia os educadores Leyla Orilio, Roberto Casagrande, Professoras Simone e Nicoly e Educadora Laelia Tonhozi

Não foram poucas as informações e conhecimentos que trazemos todos para casa: aprendemos que os primeiro italianos que ali chegaram, na depois denominada Colônia Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra,  em 1878, vieram do Tirol e ali se estabeleceram com suas famílias para trabalhos na lavoura e ali desenvolveram sua comunidade, mantendo seus ritos e tradições. Saiba mais: http://www.curitibacity.com/caminho-trentino.html

Nesta visita, pudemos observar a Igreja Nossa Senhora da Assunção, que embora não seja a original construída à época, mas mantém alguns elementos arquitetônicos originais. Também pode-se observar casarões e pequenas roças à moda antiga, poços de água e um curioso cemitério.

O Memorial que ali foi construído nos conta dos hábitos e costumes daquela comunidade.

Os alunos e professores que conosco visitaram o local, quase todos moradores e de famílias do bairro italiano de Santa Felicidade, buscaram seus sobrenomes na placa comemorativa afixada na Igreja, e alguns encontraram, como foi o meu caso, pois trago entre meus ancestrais os sobrenomes Foggiato e Smanhoto, ali registrados.
Procurando seu sobrenome ! Quem sabe ?

Enfim: o dia valeu para todos: aprendemos palavrinhas novas como “Ecótono” – que é o nome dado a uma região de transição entre dois biomas diferentes, que podemos observar ali na RPPN. Aprendemos nomes de árvores, reconhecemos pisadas de animais e de lambuja,  demos de cara com a Curicaca, ilustre moradora do local.

Olha a Curicaca !!!!!


Aula de vida ! Isto é o que foi !

Obrigada Colégio Medianeira por nos proporcionar dia tão legal !

Obrigada Professoras Nicoly e Solange ! Com professoras como vocês nossas escolas estão a salvo !

Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental
Movimento SOSBICHO





Nenhum comentário:

Postar um comentário