segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Reconhecendo as diferenças e nossos preconceitos. Ação Educativa Colégio Estadual Prieto Martinez - set. 2014 - Movimento SOSBICHO e IPAEC

Ação educativa no Colégio estadual Prieto Martinez - Curitiba:
Considerando que a cultura que herdamos nos coloca algumas lentes com as quais nos lemos e lemos o mundo, e que é necessário tirar estas lentes para que possamos refletir sobre o que somos e sobre a forma como nos relacionamos com o mundo que está à nossa volta, desenvolvemos nossa aula com os alunos das sexta e sétimas séries do Estadual Prieto Martinez, em Curitiba.
O tema da ação pedagógica escolhido para esta turma foi: ” O Respeito a todas as formas de vida: reconhecendo e respeitando as diferenças. Preconceitos.”

Para desenvolver o tema, na busca da sensibilização, reflexão e proposição de novas atitudes, foram exibidos vídeos tratando dos mais diversos tipos de preconceitos e opressões; desenvolvemos o diálogo onde todos tem voz; oferecemos uma oficina de desenho e composição, para a produção de cartazes que serão exibidos nas dependências da escola.
Além dos alunos, contamos com a presença de professores e da pedagoga responsável, Professora Eliane.
As formas da natureza são exemplos da diversidade da vida

Pedagoga Eliane, Leyla Orilio (IPAEC) e Laelia Tonhozi (Movimento SOSBICHO)

Sessão de vídeos gera interesse e discussões


O Colégio Estadual Prieto Martinez nasce na primeira década do século passado, como uma pequena escola de bairro do Bom Retiro e tem sua fundação consolidada e reconhecida pelo Estado do Paraná em 1932. Guarda em sua arquitetura o retrato de seu tempo. E traz no seu nome a lembrança de um pedagogo, o Professor César Prieto Martinez, que foi Inspetor Geral do Estado – ou Chefe das Escolas Paranaenses, entre os anos 1920 e 1925. 

Arquitetura sui generis do Colégio Prieto Martinez

Dizem alguns registros históricos que este professor paulista sofreu grandes preconceitos e dificuldades no desenvolvimento administrativo na área da educação, por ser paulista e não paranaense.
Verdades ou mentiras à parte, interessante coincidência tratarmos deste tema no Colégio que homenageia este Professor. Possamos nós estar contribuindo para que estes véus obscuros dos preconceitos possam ser retirados.

Os alunos interessaram-se pelos temas, embora não se reconheçam nas histórias. Verdades ou mentiras à parte. Nossas negações também dizem de nós.
Ótimos trabalhos artísticos vieram à tona, elaborados à luz de alguns conceitos e preceitos como: “ Colocar-se no lugar do outro”; “A paz depende do respeito”; “É preciso respeitar todos os seres”; “Que a nossa diferença seja nossa igualdade”, entre outros.
Alguns valores foram reforçados: respeito, cidadania, amor, solidariedade, compaixão, delicadeza, gentileza, alteridade.
Muitas cores para celebrar o respeito e a vida !

Convites para outras ações educativas na Escola. As portas se abrem.
Renovada nossa alegria de educadores humanitários à busca da paz a todos os seres !
Belas flores nos trazem este despontar de primavera !





















Nenhum comentário:

Postar um comentário