domingo, 29 de março de 2015

Conheças os quatro animais que são as maiores vítimas do comércio de vida.


APRISIONADOS

Conheça quatro animais que são vítimas da comercialização de vidas

28 de março de 2015 às 6:00

(da Redação)
Animais são seres incríveis e muito mais inteligentes do que muita gente pensa. Não é uma surpresa que muitos humanos queiram ter companheiros de outras espécies.
Alguns animais, como cães e gatos, não podem viver “livres” nas selvas de concreto das cidades. Para eles, o ideal é que sejam cuidados por um humano. Há outros, no entanto, que sofrem uma piora na qualidade de vida quando viram animais de companhia, seja por que muitos tutores não sabem como cuidar deles, seja por que é difícil demais garantir um ambiente suficientemente bom.
Veja a lista feita pela ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals):
Peixes
fishaspets
Peixes tropicais são bonitos e vistosos, mas foram feitos para nadar no mar e sofrem bastante quando são obrigados a viver suas vidas dentro de aquários de vidro. O mesmo se aplica aos peixes de água doce. Retirados de seus habitats, eles são obrigados a nadar o tempo todo pelas mesmas diminutas paisagens.
Peixes têm habilidades cognitivas que igualam e às vezes ultrapassam as de primatas não-humanos. Eles podem reconhecer pessoas, usar ferramentas e manter complexas relações sociais. Peixes se comunicam uns com os outros através de uma série de sons de baixa frequência, de zumbidos e cliques a uivos e soluços. Esses sons, que geralmente desaparecem em meio ao som de bombas d’água e filtros, servem para comunicar estados emocionais como alarme, prazer e namoro. “No mínimo, nós estamos atrapalhando sua comunicação; no pior dos casos, estamos deixando-os loucos”, diz o ictiologista Phillip Lobel. Por isso, não retire um peixe de seu habitat natural, seja diretamente ou através de compra.
Aves
aveAves mantidas presas em gaiolas são geralmente mal cuidadas – elas ficam entediadas e solitárias em ambientes muito diferentes de seus habitats. Todas as aves de gaiola foram capturadas da natureza ou reproduzidas em cativeiro. Do mesmo jeito que criadores de quintal podem decidir reproduzir de qualquer jeito cães e gatos, há enormes “fábricas de aves” onde criadores mantém centenas ou mesmo milhares de papagaios e outras aves exóticas. Elas são frequentemente confinadas em gaiolas sujas, escuras e tão pequenas que não conseguem nem esticar as asas.
Por isso, não apoie a indústria de venda de aves como animais domésticos. Se você ou alguém que você conheça já tem uma ave e não consegue lhe garantir companhia e espaço suficiente para voar, uma boa opção é entregar o animal para um santuário de aves onde ela possa ser bem cuidada.
Porquinho-da-índia
porquinho-da-india
Estes frágeis animais, junto com outros pequenos roedores exóticos como hamsters, ouriços, petauros-do-açúcar, cães-da-pradaria, jerboas, preás se tornaram populares “pets de bolso”. Infelizmente, esses pequenos nem sempre são bem tratados nos locais onde são “fabricados”. De fato, não é incomum que vivam em condições bem ruins.
Se você acredita que pode cuidar de um (ou, de preferência, dois) roedores, adote de um abrigo ou de um protetor um animal resgatado ao invés de comprar. Saiba que um porquinho-da-índia vive sete anos ou mais e que cuidar deles envolve alguns gastos com comida, serragem, etc. Um porquinho precisa consultar-se com um veterinário de animais exóticos uma vez por ano e suas unhas devem ser aparadas regularmente. Se você tiver um casal fértil desses animais, é muito importante castrá-los, o que é um procedimento muito complicado de se realizar em pequenos animais. Por isso, é sempre preferível colocar juntos animais do mesmo sexo. Mas atenção: três ou mais porquinhos-da-índia machos juntos podem brigar entre si.
Coelhos
coelho
Durante a Páscoa, a imagem do coelhinho aparece em absolutamente todas as propagandas e depois desaparece. Não é muito diferente com o próprio coelho: durante as festas da Páscoa eles são comprados e, não muito tempo depois, eles são esquecidos em gaiolas mal cuidadas, abandonados, entregues a abrigos ou soltos em bosques à própria sorte onde dificilmente podem sobreviver.
Coelhos são criaturas sociais de natureza gentil e têm personalidades individuais. Eles precisam de tanta atenção quanto um gato ou um cachorro. Não são bons animais para fazerem companhia a crianças pequenas. Coelhos precisam de comidas específicas, ambientes estimulantes e veterinários com conhecimento especializado em sua espécie.
Se, depois de pensar direitinho, você chegar à conclusão de que existe espaço na sua casa, carteira e coração para um coelho por muitos anos além da próxima Páscoa, então não compre, e sim adote.
Coelhos podem ser um pouco menos comuns cães e gatos mas não é difícil de encontrá-los em abrigos, frutos de compras que não deram muito certo.
Esses animais podem viver mais de 10 anos e precisam de check-ups anuais. Eles precisam de bastante companhia e podem se tornar retraídos e deprimidos se não receberem atenção. Se eles forem devidamente socializados, podem se dar muito bem com cães e gatos também.
Adotar é um compromisso de longo prazo e comprar animais serve principalmente para apoiar indústrias que tratam esses seres como nada mais que mercadorias, além de estimular a criação de mais e mais animais como produtos, sem nenhuma preocupação com seu bem-estar.

http://www.anda.jor.br/28/03/2015/conheca-quatro-animais-sao-vitimas-comercializacao-vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário