sábado, 1 de agosto de 2015

Projeto SIM ! Alegria de ensinar, alegria de aprender ! Incluir !


O  Projeto Educativo "Sim ! Semear, incluir, melhorar ", em sua segunda ação educativa na Escola Estadual Dona Carola, Bairro São Francisco, Curitiba, PR, trouxe como tema no mês de julho de 2015 a inclusão.

Nosso enfoque buscou fazer com que os estudantes dos 7os. anos do turno da manhã (60 alunos) incluíssem em sua esfera de preocupações e de responsabilidade todos os seres que habitam o Planeta Terra.

Para que esta temática pudesse ser incorporada de forma a calar fundo nos corações e mentes, inclusive de professores que nos acompanham nestas vivências, apresentamos os animais não humanos como seres de desejos, necessidades, características próprias, com suas individualidades. Todos merecedores de respeito e consideração.

O símbolo do Projeto SIM ! é o Sol, estrela responsável pela vida de nosso Planeta. 



Busca-se com este símbolo, estimular em cada pessoa a realimentação de sua estrela pessoal. Estimular fazer brilhar a estrela que cada um traz ao nascer, conforme poeticamente nos comunicou a escritora paranaense Helena Kolody, que tem no pátio da Escola Dona Carola uma homenagem ao seu centenário.
Poema:

Deus dá a todos uma estrela
Uns fazem da estrela um sol
Outros nem conseguem vê-la

Grafite produzido por Gustavo Santos Silva em parceria com Movimento SOSBICHO e Comunidade do Bairro São Francisco, em homenagem à poeta Helena Kolody

Assim, através do poder positivo da palavra SIM !, com a imagem luminosa do SOL-ESTRELA, valores positivos podem brotar se forem semeados. E este plantio é permanente, prolongado e paulatino.

Na ação educativa de junho passado, com os mesmos alunos, fizemos a semeadura de pinhões: esperança de Pinheiros Araucárias. Brotam ! Assim como brotam nossos laços na construção de seres humanos melhores para o futuro !

Ação educativa de junho de 2015: semeadura dos pinhões

A educação humanitária acredita no SIM: empatia, gentileza, cuidado, esperança, perseverança, compaixão, amor, sabedoria, respeito. E isto deve ser reforçado a cada momento, com informações, reflexões, vivências. 
Informações, reflexões, diálogo, respeito: assim de buscam e se reforçam bons valores

Cada aluno recebeu uma estrelinha-sol em sua chegada, produzidas uma a uma pelas educadoras do Projeto SIM ! Cada estrelinha-sol foi feita de forma diferencida e especial, pois todos são especiais e diferentes.Cada uma ficou coladinha do lado direito do peito de quem recebeu.



Seção de vídeo, cinema falado, com muita conversa, troca de ideias e experiências. Assim se constroi o saber !


Vídeos: cinema falado !
Uma pequena mostra educativa, com banners, cartazes, livros e cartilhas,com a presença das educadoras do
Movimento SOSBICHO

Laelia Tonhozi e Isabel Christina Carrilho, na companhia dos educadores Leyla Orilio e Danilo do IPAEC, propiciaram a expansão do conhecimento sobre o assunto dos direitos dos animais além das salas de aula.

Isabel Christina, Danilo, Leyla e Laelia - Educadores do Projeto SIM !

Bons frutos se colhe nesta escola !

Como atividade de reforço e avaliação da atividade, solicitamos aos alunos que manifestassem seus pensamentos, emoções e sentimentos em recortes em formato de sol. Quanta alegria e satisfação pela alegria de ensinar ! Temos muito a aprender ! 

"Amar outra pessoa ou animal é como amar você"; "Afeto e amor"; "Gratidão, paz, amor, respeito, harmonia, liberdade"; "Paz"; "Alegria, amor, respeito, consciência"; "Cuidar e amar, não maltratar"; e por aí afora !

Mensagens dos alunos para a confecção de cartaz sobre o tema da inclusão dos animais em nossas preocupações

E o legal mesmo é escutar: "mas já cabou ?", "e quando é que vocês voltam?", "só no mês que vem?", "adoro quando tem aula que fala dos animais, do meio ambiente".

Ganho do dia:
Aluna: "Mas então o frango que a gente come vem da galinha ?"
Educadora: "Sim, o frango é filho da galinha e a galinha é mãe do frango".
Aluna: "Então eu não vou mais comer frango".

YEEEEEESSSSSSS!!!!!!!BINGO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O frango é filho da galinha e a galinha é mãe do frango !!!!

Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental
Coodenadora do Porjeto SIM! Semear, incluir, melhorar !
Movimento SOSBICHO
Curitiba - Paraná
movimentososbicho@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário